Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Agente de trânsito pode se inscrever em quadro de advogados da OAB

Seccional baiana alegava que o agente teria poder de polícia para fazer cumprir a legislação, incompatível com o exercício da advocacia.

Publicado por Paulo Barros
há 5 anos

A 8ª turma do TRF da 1ª região negou recurso da OAB/BA e autorizou um agente de trânsito a se inscrever em quadro de advogados da Ordem. A seccional alegava que o agente teria poder de polícia para fazer cumprir a legislação, o que seria incompatível com o exercício da advocacia.

De acordo com a OAB/BA, o Estatuto da Advocacia, no art. 28, VII, dispõe que a advocacia é incompatível, mesmo em causa própria, aos "ocupantes de cargos ou funções que tenham competência de lançamento, arrecadação ou fiscalização de tributos e contribuições parafiscais". Para a seccional, tal norma inviabilizaria a inscrição do agente de trânsito nos quadros da Ordem.

A desembargadora Federal Maria do Carmo Cardoso, relatora do caso, discordou dos argumentos apresentados pela OAB, alegando que "os Agentes de Transporte e Trânsito não são fiscais de tributos, uma vez que multa não configura tributo, e sim um ato de punição a um ato ilícito, a uma infração administrativa". Para magistrada, o impetrante não se enquadra na hipótese de incompatibilidade prevista no art. 28, VII, do Estatuto citado.

Em decisão unânime, a relatora negou provimento à apelação e à remessa oficial, citando jurisprudência da própria turma que afirma que, "possuindo o impetrante documentos suficientes que comprovam a conclusão do curso superior em direito, bem como aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, não há qualquer incompatibilidade com o exercício da advocacia pelo simples fato de ser Agente de Trânsito Municipal, no caso, devendo ser efetivada sua inscrição originária nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil".

  • Processo: 0017604-22.2008.4.01.3300/BA

  • Sobre o autorEntusiasta do Direito
  • Publicações151
  • Seguidores502
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações692
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agente-de-transito-pode-se-inscrever-em-quadro-de-advogados-da-oab/670609857

Informações relacionadas

Andre Candido Almeida, Bacharel em Direito
Modeloshá 3 anos

Embargos de Declaração de prequestionamento

Academia Brasileira de Direito
Notíciashá 11 anos

Cargo de Agente de Trânsito pode ser exercido concomitantemente com a advocacia

DECISÃO: Agentes de trânsito podem exercer a advocacia

Manuela Fernandes de Góes, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de Petição de Acordo Extrajudicial.

Modeloshá 2 anos

Embargos à execução

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A 8ª turma do TRF da 1ª região negou recurso da OAB/BA e autorizou um agente de trânsito a se inscrever em quadro de advogados da Ordem. A seccional alegava que o agente teria poder de polícia para fazer cumprir a legislação, o que seria incompatível com o exercício da advocacia. continuar lendo

https://pramosbarros.jusbrasil.com.br/noticias/670052869/trf-da-4-regiao-entende-que-guarda-municipal-pode-ser-inscrito-na-oab continuar lendo