Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Reclamações contra o INSS

Publicado por Paulo Barros
há 7 anos

‘ARRUMANDO A CASA’. Atendimento ainda é caótico na Monte MáquinasA agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Monte Máquinas, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro, em Maceió, ainda está “arrumando a casa”. Ontem, durante o segundo dia de atendimento após a abertura da agência no novo endereço, muita gente enfrentou filas enormes.

Severina Antônia da Silva, 66, procurou atendimento no intuito de realizar uma perícia para pensão por morte. Ela, que é moradora do Vergel do Lago, conta que pegou dois ônibus para chegar bem cedo à agência do INSS.

“Tem oito meses que meu marido morreu e, para manter a pensão por morte, preciso passar por uma perícia. Como eu preciso de ajuda para me locomover, a minha filha, de 30 anos, que mora comigo, veio me acompanhando. Mas nós saímos bem cedo de casa. Pegamos duas conduções, uma para o Farol e a outra até chegar no Tabuleiro”, relatou.

Já a dona de casa Tereza Maria da Silva Nascimento, de 50 anos, saiu às 5 horas do Benedito Bentes e só conseguiu chegar na agência às 7 horas. Ela relatou que, para dar entrada no Bolsa Família, precisa de uma declaração de nada consta do INSS.

“Quando cheguei, a fila já estava formada fora da agência. Muita gente no Sol aguardando que as portas fossem abertas. Eu, na verdade, nem sei se vou conseguir ser atendida porque me informaram que a agência não está liberando nada consta. Acho uma falta de respeito, porque eu saí de um local distante, peguei dois ônibus, paguei passagem e, se eu não conseguir, vou ter que pagar outras passagens e enfrentar mais uma fila”, desabafou.

Enquanto a reportagem esteve na agência do INSS, muitas pessoas reclamavam da falta de informação e que não conseguiam atendimento. Algumas, inclusive, não foram atendidas porque, de acordo com a gerente da unidade, Tagliane Bertolino dos Santos, o atendimento está sendo exclusivo para os segurados que estão com agendamento marcado para perícia médica, avaliação social, requerimentos de aposentadorias e demais benefícios.

“O atendimento não está normal porque, como em qualquer mudança, a dona de casa precisa arrumar para deixar tudo nos conformes. Aqui, nessa agência, não é diferente. Mas estamos arrumando para que o atendimento seja normalizado o quanto antes”, salientou.

Ainda de acordo com a gerente, em muitas situações, o atendimento pode ser feito pelo site www.previdência.gov.br ou pelo telefone 135. “Vir à agência para enfrentar fila é da cultura, infelizmente”, pontuou Bertolino.

A gerente salienta que os serviços não disponíveis nesses canais (site e telefone) como, por exemplo, o histórico de crédito e a declaração de que não é contribuinte ou beneficiário do INSS (nada consta), as pessoas podem procurar outras unidades. Em Maceió, tem uma agência na Avenida Álvaro Calheiros, em Mangabeiras, e outra na Travessa Dona Constança, no Poço, que funcionam de 7h às 17h.

  • Sobre o autorEntusiasta do Direito
  • Publicações151
  • Seguidores502
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reclamacoes-contra-o-inss/419070540

Informações relacionadas

Ouvidoria-Geral da Previdência Social soluciona problemas do segurado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)