Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Novo Pente Fino do INSs

Pente-fino.

Publicado por Paulo Barros
há 7 anos

Em São Paulo 148.064 segurados com auxílio-doença. Em todo o Estado, foram incluídos 48.541 auxílios-doença na nova versão do pente-fino >> 273.111 de aposentadorias por invalidez Entre aposentadorias por invalidez, 6.540 beneficiários foram retirados da revisão no país. 840.220 beneficiários de auxílio-doença.

Na comparação com o número antigo, o total de auxílios a serem revistos aumentou em 310 mil. O crescimento foi de 58,5% >> 1.178.367 de aposentadorias por invalidez

Na primeira versão do pente-fino, o governo pretendia reavaliar 530 mil auxílios-doença e 1,2 milhão de aposentadorias por invalidez.

Por que o pente-fino voltou? Para gastar menos, o governo quer cortar benefícios por incapacidade considerados indevidos.

Em julho de 2016, a revisão desses benefícios foi autorizada pela medida provisória 739.

Mas o Congresso não transformou essa medida em lei e a revisão precisou ser interrompida.

No dia 6 de janeiro, o governo publicou uma medida provisória para retomar o pente-fino - Mais auxílios analisados.

O INSS só inclui no pente-fino benefícios que não passaram por perícia há dois anos ou mais. O pente-fino demorou para ser retomado e, por isso, mais benefícios ultrapassaram o limite de dois anos sem revisão. Como o número de auxílios sem revisão aumentou, a quantidade de análises previstas subiu Idosos saíram da revisão.

A lei não permite que aposentados por invalidez passem por nova perícia a partir dos 60 anos. Os aposentados por invalidez que completaram 60 anos enquanto o governo preparava uma nova medida provisória para retomar o pente-fino escaparam da convocação

Fonte:

  • Sobre o autorEntusiasta do Direito
  • Publicações151
  • Seguidores502
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações861
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-pente-fino-do-inss/420221066

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sendo necessário também, esta mesma operação dos beneficiários que ganham acima do teto permitido. continuar lendo

Será que se consegue entender como inss não tem condições administrar coisa nenhuma? Pela segunda vez o governo busca examinar documentação que visa coibir fraude. Coisa que deveria acontecer naturalmente se tivessem pessoas qualificadas e aptas a desenvolver um bom trabalho. A imagem que é passada é de completa inaptidão.

Agora o governo além de pagar 60 reais aos médicos peritos vai também incentivar os demais empregados a um valor de 57 reais ´para quem identificar uma fraude.

O governo na verdade precisa desmembrar o INSS por Estados, na verdade federalizar. Fazer um gerenciamento que visa administrar a receita X despesa. Fiscalizar toda documentação e mantar as pericias em dia.

Centralizado em Brasilia esperando ordem superior logo em tempo todo processo revisão terá que ser iniciado novamente. A cultura da revisão e pericias tem que estar incluído rol de tarefas de cada empregado. continuar lendo